Home Como Cuidar de Cactos e suculentas

Como Cuidar de Cactos e suculentas

 

Terrários abertos são super fáceis de cuidar! Podem durar cerca de 3 anos no mesmo recipiente e depois desse tempo pode ser necessário renovar a terra, e/ou transplantar as plantas que cresceram demais para outros recipientes. Você poder substituí-las por outras menores se quiser continuar usando o mesmo vidro.

Quando devo regar?

Para rega não existe regra – mas essas devem ser cuidadosas!

Em períodos secos e quentes, 1 a 2 vezes por semana, e em períodos frios e úmidos, ou em vasos de vidro, a cada 10 ou 15 dias. O material do vaso também influencia na frequência e quantidade de água das regas: vasos de cerâmica, por serem mais “porosos” ou terem um buraquinho na base, tendem a secar mais rápido do que vasos de vidro, que não tem saída de água, fazendo com que ela se acumule no fundo. Por isso fique atento!

Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. Toque ou observe a terra, e se o solo estiver completamente seco, você pode colocar água (de preferência filtrada, ok?!), usando seu regador pipeta, espalhando a água diretamente na terra e sobre as pedras maiores, já que esse tipo de planta não gosta de água nas folhas!

Dicas:

Sempre observe as folhas. Se elas começarem a ficar murchas ou enrugadas (especialmente as folhas da base), as plantas podem estar secas e precisando de água. Mas se estiverem amareladas e com aparência mole e “derretida”, aí pode ser o contrário: excesso de água. Nesse caso, retire a planta do vaso e reduza as regas. Deixe-a secando por 1 ou 2 dias e depois replante. Se for o caso, pode a parte prejudicada.

Folhas verdes e saudáveis podem indicar que nem tudo está perdido! Você pode separá-las da planta, produzir filhotes e replantar no seu mini-jardim! Cada folhinha pode criar raiz, e crescer como assim como a planta mãe! =]

Eles podem tomar sol?!

Suculentas gostam de bastante LUZ NATURAL! Pouca luz pode fazer com que cresçam deficientes e de forma diferente do que seria normal a cada espécie. Porém, algumas espécies não gostam de sol forte o dia inteiro, principalmente quando estão dentro de redomas ou globos. Quando recebem sol, vidros nesses formatos funcionam como uma “lupa”, fazendo com que a temperatura aumente muito dentro do vidro, fazendo com que a terra seque mais rápido, ou pior, queimando as plantinhas! Locais com sol por um período do dia, e com bastante circulação de ar são interessantes.

Preciso limpar?

Se você perceber fungos no interior do vidro ou nas folhas das plantas, limpe o vidro com um papel ou pano com álcool e retire as folhas infectadas. Folhas secas e soltas devem ser retiradas também. Se quiser ainda, pode utilizar um pincel pequeno e seco para limpar o vidro e as folhinhas quando achar necessário.

.