Home Como funcionam?

Como funcionam?

Terrários são pequenas estufas feitas em recipientes transparentes onde podem ser cultivadas algumas espécies de plantas. Para isso, agrupamos essas espécies de acordo com suas necessidades ambientais, levando em consideração principalmente a quantidade, frequência de rega e exposição à luz solar, e simulamos seu ambiente natural.

Terrários fechados são uma ótima oportunidade para entender melhor o funcionamento do nosso planeta porque eles são como pequenos ecossistemas que sobrevivem a partir dos mesmos ciclos que existem na Terra. Graças a sua atmosfera sempre úmida, temperatura geralmente elevada e baixa incidência de luz, neles podemos cultivar plantas tropicais e subtropicais, simulando o micro-clima do interior de uma floresta úmida, como a Mata Atlântica, por exemplo.

Todos os seres vivos precisam de água e energia para sobreviver, inclusive as plantas, certo?! Mas a diferença é que elas são as únicas capazes de fabricar seu próprio alimento para obter essa energia. Esse processo é chamado de fotossíntese, e ele ocorre sempre na presença de luz, seja fora ou dentro de um terrário. Para isso elas captam a luz (que pode ser natural ou artificial), o gás carbônico do ar e a água com sais minerais do solo, produzem glicose (sua principal fonte de energia) e liberam oxigênio na atmosfera.

Como todo ser vivo, as plantas respiram também! Aí acontece o inverso. Utilizando a energia metabolizada, elas captam o oxigênio do ar (liberado na fotossíntese) e liberam o gás carbônico e água para a atmosfera. Assim as plantas são capazes de fazer trocas gasosa e sobreviver num recipiente fechado!

Além disso, com o aumento da temperatura dentro do vidro, a água que foi colocada no terrário evapora do solo e junta-­se ao vapor d’água liberado na transpiração e respiração das plantas. Quando o vapor se acumula na tampa e paredes do terrário, volta ao estado líquido e água escorre para a terra, como uma chuva que volta para o solo, irrigando novamente as plantas.

Observar como a natureza se comporta é uma experiência fascinante e uma boa oportunidade de conhecer melhor os hábitos dos seres vivos. Podemos perceber que mesmo delicado, o equilíbrio entre os processos da natureza é a maior maravilha do mundo, e é isso o que nos permite viver por aqui!

 

.