Home Como Cuidar de Terrários Fechados

Como Cuidar de Terrários Fechados

Meu terrário pode ficar no sol?

A luz é fundamental para o desenvolvimento das plantas, por isso ele deve ficar num local bem iluminado. Mas nunca deixe­-o na luz direta do sol: o ambiente pode esquentar demais, transformando­-se numa estufa, e literalmente cozinhar as plantinhas. Musgos não gostam de sol forte, mas também não significa que não precisem de luz, por isso não vale exagerar na sombra ­- eles podem ficar escuros e morrer.

Os terrários fechados também se adaptam bem à luz artificial branca e forte.

Preciso regar?

Por ser um ambiente autossustentável, quase não precisam ser regados! E isso é ótimo para quem não tem muito tempo ou até mesmo para economizar água, não é mesmo? Uma vez regado, o ciclo já estará ocorrendo lá dentro ­- a água evapora, condensa na parede no vidro e cai no solo novamente, sendo purificada pelas camadas abaixo do solo e recebendo nutrientes que serão levados novamente para as plantas.


Dicas:

Quanto mais escuro o solo, mais úmido ele está e não precisa ser regado.

Se o vidro ficar o tempo todo cheio de gotinhas, você deve abri-lo por algumas horas e depois fechá­-lo novamente. O excesso de água também pode deixar os musgos marrons.

Se os musgos começarem a “afinar” ou ficar com as pontas amarelas, e você não observar mais gotículas no vidro, borrife um pouco de ÁGUA FILTRADA (por causa do cloro) nas paredes, evitando molhar diretamente as plantas.

Tenho que limpar de vez em quando?

Uma das vantagens dos terrários é a baixa manutenção. Conforme as plantinhas forem crescendo, você pode aparar com cuidado as maiores, usando uma tesoura pequena. Abra de vez em quando para lavar a tampa ou limpar a rolha, a parede do vidro e retirar folhinhas marrons – a decomposição delas pode favorecer o crescimento de fungos, desequilibrando todo o sistema.

Se observar fungos no vidro, limpe com papel toalha, mas se o fungo estiver nas plantas, você deve removê­-las para impedir que ele se espalhe. Em alguns casos talvez seja preciso substituir todo o musgo (vendemos pacotes com musgos, entre em contato para maiores informações).

..